quinta-feira, 19 de julho de 2012

Obras de viabilidade urbana irão melhorar e dar um aspecto moderno para São Luís

              A cada dia pode-se depreender o notório crescimento da capital maranhense, grandes centros comerciais, novas empresas, indústrias, construção civil, são uns dos fatores que constatam esse desenvolvimento.
              Portanto esse fator deve ser acompanhado pela infraestrutura da cidade que, ainda, não é proporcional em relação a evolução da própria. Mas a cidade últimamente vem recebendo grandes investimentos de viabilidade urbana dos orgãos federal, municipal e estadual tais como a via expressa (governo do estado), avenida 4° centenário( governo do estado em parceria com o governo federal), corredor de transporte (prefeitura em parceria com o governo federal), prolongamento da avenida litorânea (prefeitura) e também a execução do plano macro (prefeitura de São Luís). Juntas essas obras chegam a investimentos de quase 1 bilhão de reais, que facilitará bastante a vida dos ludovicencences.



Via Expressa


Tamanho da Via:7.370,96 metros de extensão
Largura de 32,75m
3 pistas de rolamento em cada sentido com 10,5m; sendo uma exclusiva para ônibus
Canteiro central com 4m
2 faixas de passeio com 2m cada
Ciclovia com 2,7m de largura
Empregos diretos: 1.200
Empregos indiretos: 4.500
300 mil habitantes beneficiados


Avenida Quarto Centenário

                 Serão 3,8 km de extensão, com duas pistas divididas em duas faixas de rolamento, travessia de pedestres nos dois lados da avenida e ciclovia.
 Será uma obra de importância estratégica para a dinâmica do tráfego numa área importante da cidade, devendo se comunicar com os grandes corredores de transporte da região, entre eles as avenidas Getúlio Vargas e Franceses e o Anel Viário.
                A obra inicia na interseção com a Avenida Camboa e o cruzamento será feito com a Avenida dos Franceses, onde há um trecho de aterro hidráulico e o outro de 1.090 metros, em elevado. Ao todo, serão cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, um na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus.


Corredor de Transporte

             O novo Corredor Urbano de Transporte de São Luís contará com uma extensa malha viária para o transporte urbano de massa, com ciclovias e estações de embarque e desembarque, no total de 12,37 quilômetros de vias.
            A grande avenida terá dez estações de embarque e desembarque de passageiros, passarelas, uma estação de transbordo, ciclovias, 11 bicicletários (estacionamento para bicicletas), corredores exclusivos de ônibus e estrutura de elevação, com sistema de acessibilidade, numa área de influência de 44 bairros – o que corresponde a 450 mil habitantes.

Prolongamento da Litorânea


              O projeto geométrico de prolongamento da Avenida Litorânea apresenta um primeiro subtrecho, que vai do final da avenida até o início do cruzamento com a Rua das Cegonhas, onde haverá duas pistas com duas faixas de tráfego de 10,40 metros cada, duas faixas de estacionamento, uma em cada pista, separadas por um canteiro central com largura de quatro metros, além de uma faixa de passeio e uma ciclovia.
              Já no segundo subtrecho, que vai do cruzamento da Rua das Cegonhas até as proximidades da Rua São Geraldo, serão construídas uma faixa de tráfego e uma de estacionamento. As pistas terão seis metros de largura: uma de passeio com três metros; e a do lado esquerdo da ciclovia de três metros de largura. Os dispositivos de drenagem localizados ao lado do meio fio, no lado interno de escoamento da água, terão 45 centímetros.


Plano Macro

             Somados ao Plano Macro de Revitalização das Avenidas de São Luís, que está recuperando o pavimento das principais vias com microrrevestimento (144 km), e de asfaltamento de ruas em comunidades da Zona Rural do município (56 km), no total serão mais de 600 km de asfaltamento na cidade, no maior e mais abrangente programa do gênero já realizado na capital maranhense.
            O Plano, orçado aproximadamente em R$ 153 milhões (recursos próprios da administração municipal) e que contemplará ao todo 418 km de vias, proporcionará mais segurança, confortabilidade e melhor trafegabilidade pela malha viária da capital.
            O que apresento aqui não são elogios, pois essas obras já deveriam estar prontas em São Luís a muito tempo, pois aliás as capitais do nordeste estão muito mais evoluídas nesse quesito em relação a São Luís. Nada como os 400 anos da cidade para impulsionar essas obras merecidas a nossa ilha. E a obrigação é continuar a modernizar nossa cidade e prepará-la para o grande salto de desenvolvimento que São Luís deve dar nos próximos anos.

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